coleções completas esmaltes adesivos política de utilização de imagens contato Guia de Esmaltes Image Map

Tutorial: Como denunciar o uso indevido de imagens no Facebook e Instagram


Olá meninas! Há tempos estou para escrever esta postagem, pois o uso não autorizado de imagens nas redes sociais é algo sério e que tem crescido espantosamente. O que me motivou ainda mais foi ter encontrado recentemente uma loja que entre fanpage e dois perfis adicionais estava usando mais de quinhentas imagens de minha autoria sem autorização. É cada vez mais difícil entrar pela primeira vez na fanpage de uma loja ou esmalteria e não se deparar com fotos de pelo menos um blog sendo utilizadas para vender esmaltes sem nenhum conhecimento da (s) autora (s) do mesmo. É por isso que hoje venho mostrar um passo a passo para quem não sabe como proceder em situações como esta e denunciar a utilização irregular de suas fotos ao facebook ou instagram:

COMO DENUNCIAR?
Através deste link para o facebook: https://www.facebook.com/help/contact/208282075858952

Após clicar no link correspondente, siga as seguintes etapas:








Vale lembrar que para o instagram o procedimento é o mesmo, só muda o link para denúncias.


POR QUE DENUNCIAR? 
Claro que enviar uma mensagem pedindo para que suas imagens sejam retiradas também é uma opção válida, mas por experiência própria, na maioria das vezes assim que suas imagens são retiradas, o responsável pela página volta a publicar imagens do mesmo esmalte, só que de um blog diferente que ainda não tem conhecimento de suas ações. Então, para proteger não só o seu conteúdo, mas de todos os outros blogs sobre o assunto, deixe o próprio facebook lidar com a situação, pois isso inibe futuras violações e caso o facebook julgue necessário, a página em questão será avisada que está violando os termos e condições de uso do site e suas imagens serão deletadas.

Mesmo que sua foto esteja sendo usada com os devidos créditos, com o link do seu blog ou com sua marca d’água, se não foi autorizado seu uso, você tem direito a denunciá-la. A Lei de Direitos Autorais existe para proteger o autor e deixar que ele decida quem pode ou não utilizar sua obra.

Penso que é de boa educação perguntar se pode ou não utilizar uma foto do blog antes de ir publicando sem o autor ter direito de escolha, não é só porque o conteúdo está na internet que qualquer um pode se servir do que quiser indiscriminavelmente.

Tendo qualquer dúvida sobre o assunto não hesitem em perguntar e caso alguma de vocês quiser publicar uma postagem como esta, ficarei contente em ceder as imagens do passo a passo, é só avisar aqui nos comentários ou enviar um e-mail para guiadeesmaltes@gmail.com.

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas.
Beijos!

ps: Gostaria de agradecer imensamente as amigas e leitoras que me avisam sempre quando acham uma foto minha por aí <3 <3 <3 Muito Obrigada!

27 comentários:

  1. Pois é, tenho achado foto minha com frequência também. Eu particularmente não ligo que usem, desde que os devidos créditos sejam dados.
    Parabéns pelo post!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Credo Effy, não acredito ! Ou melhor, acredito sim, infelizmente :/

    Eu nunca me deparei com uma imagem minha mas, acho que se isso acontecer eu também não vou gostar nadinha.

    Adorei o post... vou divulgá-lo lá na minha Fan page pra que mais pessoas possam ficar cientes disso.

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  3. muito explicativo o post de hoje!!!!
    temos que denunciar, mesmo que pra isso, tenhamos que ter um pouquinho de trabalho
    certa vez deparei com uma foto das minhas unhas no IG de outra pessoa, logo eu dei uma indireta e agradeci por ter postado uma foto minha
    a pessoa ficou tão sem graça que logo deu os créditos a mim
    bjos madame
    http://unhassemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É mt chato isso acontecer, mas eu fico com raiva msm é quando a pessoa modifica a foto, corta dua marca d'água e põe a dela como se fosse ela que tivesse feito. Super sem noção.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ótimo post Effy
    você já havia me ensinado a tirar do facebook quando uma esmalteria usou nossas fotos

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o post, realmente uma questão de utilidade pública. Já passei por isso (você mesma me avisou algumas vezes, obrigada) e realmente é bem frustrante você se esmerar pra fazer um bom trabalho e outra pessoa se aproveitar disse sem nem sequer citar a.fonte. Eu pessoalmente não faço questão que me peçam autorização antes de usar mas claro que exijo os devidos créditos, acho que a denúncia tem que ser feita sim pra que essas pessoas aprendam (mesmo que na marra) que é preciso respeitar o trabalho dos outros!
    Bjus

    Esmaltes da minha caixinha

    ResponderExcluir
  7. Eu nao sabia disso no instagram
    obrigada por ensinar!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  8. Foi importante mesmo esse seu post. Semanas atrás eu vi numa loja de esmaltes uma foto das minhas unhas divulgando um esmalte. Vi no trabalho, mas não podia fazer nada de lá. Cheguei em casa e vi que tinham tirado a minha foto e outras de outras meninas. Provavelmente alguém denunciou as das outras meninas e a responsável tirou. Acho isso triste e muito sério mesmo. Quer usar? peça autorização e linka a pessoa. Foi bom saber como faz no insta e no face. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito bom você falar sobre esse assunto. É muito importante sabermos nos defender nesse caso.
    Beijinhos.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O pessoal acha que a internet é terra sem lei né? Não custa nada pedir autorização! Engraçado que tem pessoas que são cara de pau, mesmo com a marca d'água, vai lá e coloca um blur, fico p da vida com isso. Acho que a maioria de nós já passou por isso e suas dicas foram muito importantes, adorei o post Effy!

    Beijos ♥
    By Kelly

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post.

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimo este post flor. E realmente esta é uma prática que tem crescido bastante, eu nunca achei uma imagem minha sendo usada assim. Se eu vejo com os devidos crédito não me importo ;)

    Beijo!
    Leidi Sampaio
    Encantada por Esmaltes
    Instagram: @samleidi_epe

    ResponderExcluir
  13. Post muito bem feito Effy,nunca vi fotos minhas por ai,mais também gostaria que fosse divulgado de onde acharam pra que não tenha nenhum problema né...
    Beijoo

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas Flor, bjinhos!

    http://www.katitaesmaltesecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. ótimo post, também acho extremamente desagradável esse uso indevido do nosso trabalho

    Beijos!!!!

    E aí, gostou?

    ResponderExcluir
  16. Já tivemos esse desgosto tambm...mas da um nervoso... Ótima dica salvei o post pra mais tarde ;)
    Dil Veiga

    Brilho de Glitter / Fanpage

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post...estava confusa em como preencher.
    Beijos!
    www.katiaemanias.com.br

    ResponderExcluir
  18. Caramba , 500 imagens é mesmo o fim , e o pior , tem gente que aina defende isso!!!
    Isso que vc fez é um serviço de utilidade pública!
    O que custa dar créditos ? A mão vai acair ? Ainda acham que internet não tem dono , é aí que esses imbecis caem!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  19. É frustrante ver um trabalho seu sendo utilizado sem autorização, quando creditam não ligo, mas sem créditos é muito chato!!!
    Post muito bem montado e altamente didático!! Utilidade pública! !!
    Bjks
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2014/09/unha-machucada-e-cotocada.html

    ResponderExcluir
  20. extremamente útil esse post.. o pessoal é muito cara de pau, dá muita raiva isso!

    beijos
    www.charmynail.com

    ResponderExcluir
  21. Um absurdo mesmo, já aconteceu comigo, e vi fotos de uma amiga numa lojinha também. Temos que nos unir nisto, avisando quando vermos e denunciando.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, ficou super bem explicadinho, ainda não tive problema deste tipo!!!
    Mil beijos, Vivi
    Doida Por Esmaltes
    Instagram

    ResponderExcluir
  23. Amei o post! Precisa ser denunciado mesmo! Um abuso usar fotos sem dar os créditos, tirar a marca d'água!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  24. Nossa que ótimo essa postagem! Adorei e já salvei nos favoritos, odeio qnd pegam minhas imagens sem autorização!!
    Mandou muito bem na explicação!!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    Participe do primeiro sorteio do blog!

    ResponderExcluir
  25. Ótimo post, de utilidade pública, acho um absurdo esse pessoal que usa nossas imagens sem dar os créditos. Não custa nada botar os créditos.
    Uma beijoca,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o post! Não consigo entender as pessoas que repostam e não colocam os créditos, é muita falta de respeito! Sempre coloco os créditos em todas as fotos que divulgo e se não sei a autoria, nem divulgo. Cara de pau aquelas pessoas que dizem "não sei quem é o autor, peguei no Google", ah tah, lindo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...